Alunas da UFPel proporcionam uma aula diferente aos evangelizandos

Na manhã do sábado, 25 de junho, três alunas de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas deram uma aula diferente aos alunos da evangelização do Centro Espírita Irmã Maria Adelaide. As futuras jornalistas conversaram com os adolescentes sobre os espíritos índigos e sua importância na evolução planetária.

As alunas Julia Mello, Karen Krüger e Marla Duarte conversaram com os adolescentes por cerca de uma hora. Durante o encontro, também foram abordados o modelo atual de educação na escolas, as guerras, intolerâncias e preconceitos, além de compartilhamento de experiências. As jovens deram conselhos aos adolescentes sobre sonhos, vida acadêmica e futuro profissional. Os evangelizandos se sentiram confortáveis para questiona-las também sobre diversas questões da vida cotidiana.

A proposta principal das três era explicar o que são os espíritos índigos, e quais são as suas responsabilidades, além de incentivar os adolescentes a ser a mudança que desejam no mundo e a importância de entender que são capazes de provocar enormes transformações no ambiente onde vivem.

WhatsApp-Image-20160703
Alunas de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas conversam com os evangelizandos do Centro Espírita Irmã Maria Adelaide. Foto: Julia Mello

 

Quem foi Allan Kardec?

Nascido Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 3 de outubro de 1804, em Lyon, França. Rivail dedicou os anos iniciais de sua vida aos estudos, na escola de Pestalozzi, na Suíça, e então tornou-se educador e entusiasta do ensino, sendo autor de várias obras didáticas.

Em 1855, dedica-se ao estudo dos fenômenos espíritas, sem elaborar qualquer teoria pré-concebida, mas sim insistindo na descoberta das causas, aplicando métodos com os quais já estava familiarizado como educador.

Passou então a adotar o nome Allan Kardec, e dedicar sua vida ao Espiritismo. Estabelece as bases da Codificação Espírita, em um aspecto tríplice: filosófico, científico e religioso.

Escreve as obras básicas do espiritismo, conhecidas também como Pentateuco Kardequiano:

  • O Livro dos Espíritos (1857)
  • O Livro dos Médiuns (1861)
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
  • O Céu e o Inferno (1865)
  • A Gênese (1868)

Allan Kardec escreveu também outras obras, incluindo as Obras Póstumas, publicadas após sua desencarnação, além de contribuir com obras em periódicos como a Revista Espírita.

Em 1858, participou da fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, primeira instituição regularmente constituída com o objetivo de estudar a doutrina espírita.

Kardec, em vida, procurou ressaltar alguns princípios do espiritismo: “Fora da caridade não há salvação”, “Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face à face, em todas as épocas da humanidade”.

Desencarnou aos 65 anos, em 31 de março de 1869. Em seu túmulo, em Paris, há a seguinte inscrição: “Nascer, Morrer, Renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”.

Fontes:

http://www.espiritismoeluz.org.br/biografia/allan_kardec.htm
http://www.guia.heu.nom.br/obras_basicas.htm

Depoimentos sobre o espiritismo

O que é o espiritismo para você? Como ele se encaixa em sua vida e que importância ele tem? Colhemos depoimentos de frequentadores do Centro Espírita Maria Adelaide sobre o assunto.

José Francisco Oliveira é frequentador do Centro e trabalhador da casa desde 2005. É conhecido como “seu Chico” pelos demais frequentadores. Conta que conheceu a doutrina ainda pequeno, levado pelos seus pais. Para ele, o espiritismo traz uma grande paz e tranquilidade. “Quando estou aqui dentro [do Centro], estou bem, estou tranquilo.”

Seu Chico relata que começou como frequentador da casa, e então envolveu-se com os estudos da doutrina, e atualmente trabalha no passe. No dia-a-dia, conta que busca sempre ajudar as pessoas dentro do que for possível, praticando os ensinamentos do espiritismo. Para ele, é fundamental ser a mesma pessoa dentro e fora do Centro.

Edinéia Costa Krüger frequenta a casa há 13 anos, inicialmente apenas para tomar o passe. Após um momento de perda na família, relata que se dedicou aos estudos e trabalhos da doutrina. Conta que se sente sempre muito bem quando está no Centro, que é o seu “segundo lar, uma extensão da sua casa, uma segunda família.” Através do estudo da doutrina, explica que se entende os sentidos da vida, o porquê de certas coisas acontecerem, pois tudo tem uma explicação. Edinéia dedica-se aos estudos da doutrina, e trabalha também na mesa. Convida a todos para conhecer o espiritismo e estudá-lo, pois só tem a trazer benefícios e respostas para as dúvidas sobre a vida.

Filmes nacionais e internacionais sobre espiritismo

Filmes são ótimas ferramentas para aprendermos sobre algum assunto de forma divertida. Por isso, segue a lista de alguns filmes nacionais e internacionais relacionados com o espiritismo.

Nosso Lar (2010)

Filme inspirado em um livro homônimo escrito através de psicografia feita por Chico Xavier, conta a história de André Luiz, que ao despertar no Mundo Espiritual, se depara com criaturas assustadoras em um lugar escuro e sombrio – o purgatório. André percebe que apesar de ter morrido, ainda continua existindo, sente fome, sede, frio e outras sensações. Após passar pelo sofrimento no purgatório, ele é levado para a cidade de Nosso Lar, onde tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.

Chico Xavier (2010)

É uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium Chico Xavier, que viveu 92 anos e desenvolveu importante atividade mediúnica e filantrópica. Teve uma vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram, pregaram a paz e estimularam caridade. Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.

O Filme dos Espíritos (2011)

Conta a história de Bruno Alves que, por volta dos 40 anos, perde a mulher e se vê completamente abalado. A perda do emprego se soma à sua profunda tristeza e o suicídio lhe parece a única saída. Nesse momento, ele entra em contato com O Livro dos Espíritos, obra basilar da doutrina espírita. Há também uma dedicatória no exemplar: “esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito.” A partir daí, o protagonista da história começa uma jornada de transformação interior rumo aos mistérios da vida espiritual.

Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)

O filme que ganhou o Oscar de melhor roteiro original e melhor atriz coadjuvante, conta a história de amor do casal Sam e Molly que vivem juntos na cidade de Nova Iorque. Sam é morto durante um assalto, mas permanece como espírito na terra e mantém contato com Molly através de uma falsa médium.

O Mistério da Libélula (2002)

O médico Joe Darrow ficou viúvo recentemente e acredita que sua falecida esposa, Emily, esteja tentando se comunicar com ele de outra dimensão. Ela faz isso por meio de simbólicas libélulas e de seus antigos pacientes que, entre a vida e a morte, conseguem fazer contato com ela e podem ajudar o casal a seguir em frente.

Amor Além da Vida (1998)

O céu não é simplesmente um espaço branco e cercado por nuvens. Um cenário que lembra os traços de uma pintura é para onde vai Chris Nielsen após sua morte. Tudo perfeito, até ficar sabendo que sua mulher, Annie, não aguentou a dor de ficar sozinha e se matou. Como suicida, ela é enviada a um local obscuro, e não será mais capaz de reconhecê-lo caso o encontre. Mas isso não o impede de ir atrás de seu grande amor.